Você está aqui
Início > O Curso > Realizada a VII Semana de Matemática e I Encontro PIC – Região 03 – CE

Realizada a VII Semana de Matemática e I Encontro PIC – Região 03 – CE

Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017, aconteceu a VII Semana de Matemática e I Encontro PIC – Região 03 – Sobral. O evento foi promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O tradicional evento foi realizado na última semana do semestre letivo 2017.1 e teve a participação de estudantes não apenas do curso, como também da UVA em geral, de escolas e professores de Matemática da região, bem como de estudantes de outras IES.

O evento foi dividido em basicamente quatro blocos: oficinas destinadas às escolas da região; minicursos destinados aos estudantes do ensino superior; palestras abertas ao público em geral; Mostra pedagógica e apresentação de trabalhos.

Nas manhãs, 05 escolas da região participaram do evento através de oficinas mediadas por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.

EEM Grijalva Costa – Ubajara,CE – na oficina “Spinner Matemático”.
Islla Paula (esq.) e Antonio Diones na oficina “A matemática como auxílio na soluções de questões ambientais” realizada com os estudantes da Escola Prof. Arruda (Sobral).

Os minicursos, destinados a estudantes do nível superior e aos professores de Matemática da Região, aconteceram em sua maioria no período da tarde. Foram 05 atividades mediadas por professores e estudantes do curso.

Participantes do minicurso “Aplicações do Geogebra no ensino das funções quadráticas”, ministrado pelo professor Wendel Melo.
Participantes do minicurso “O Ensino exploratório envolvendo questões da OBMEP”, ministrado pela professora Alessandra Marins.

As palestras aconteceram no turno da noite, no Auditório do IFCE e também no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Derby. Na abertura do evento, a professora Dra. Maria do Carmo de Sousa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ministrou a palestra “O Movimento Matemática Moderna no contexto brasileiro: implicações para o Ensino”, na qual relatou parte da pesquisa que estava em andamento com o saudoso professor Miguel Silva, seu orientando. Também nesta noite, fora exibido o documentário produzido pelo estudante Edson de Sousa Ribeiro, com depoimentos de amigos e familiares do professor Miguel Silva.

Momento muito especial: a profa. Maria do Carmo apresenta um panorama da pesquisa do prof. Miguel Silva.
Profa. Elaine Sampaio (esq.), Profa, Carina Brunehilde, Prof. Márcio Nascimento, Profa. Maria do Carmo, Profa. Maria José Araújo, Profa. Alessandra Marins, Prof. Edvalter Sena.

Na terça, o professor Wanderley de Oliveira Pereira (FAFIDAM) falou sobre Geometrias não-euclidianas e, em seguida, com a professora Elaine Sampaio e o professor Edvalter Sena, debateram sobre as possibilidades de abordagem desse assunto na formação de professores.

Prof. Wanderley Oliveira (esq.), Prof. Edvalter Sena e Profa. Elaine Sampaio.
Prof. Wanderley Oliveira.
Prof. Nilton Neves (esq.), Prof. Wanderley Oliveira, Profa. Elaine Sampaio, Profa. Ana Cecília Freitas (FAFIDAM), Prof. Márcio Nascimento, Profa. Carina Brunehilde, Profa. Alessandra Marins, Prof. Edvalter Sena, Profa. Maria José Araújo.

Já no dia 8, quarta-feira, houve a palestra da professora Narjara Machado, falando sobre o “fenômeno” Cocal dos Alves (Piauí) e as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): “Ensino Médio Augustinho Brandão: O conhecimento nos permite conquistar e expandir.” Na ocasião houve a premiação da estudante Letícia Santos por seu desempenho na OBMEP 2016 – medalha de ouro – e uma mesa redonda sobre a influência das olimpíadas no ensino de Matemática, com a participação do professor Edson Júnior e dos estudantes Tiago Camelo e Eduardo Soares.

Profa. Cláudia Fontenele (esq.), Profa. Elaine Sampaio, Profa. Carina Brunehilde, Profa. Alessandra Marins, Prof. Márcio Nascimento, Prof. Edvalter Sena, Profa. Narjara Marchado, Prof. Fabius Bonnet.
Prof. Edson Júnior (esq.), Profa. Narjara Machado, Tiago Camelo e Eduardo Soares.
Certificação concedida a estudante Letícia Santos. À esquerda, professor Fabius Bonnet, À direita, a mãe de Letícia.
Prof. Narjara Machado.

Na quinta-feira, dia 9, houve a apresentação de trabalhos nas modalidades Comunicação Oral (tarde) e Pôster (noite). No total foram 20 trabalhos apresentados, além de exposição de jogos e materiais didáticos na Praça São João.

Estudante Edna Brito apresentando o trabalho: “RAZÃO E PROPORÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES”
Estudante André Moura apresentando o trabalho: “Aplicação do Jogo Trilha das equações do 2º grau na EEM Elza Goersch”.
Mostra pedagógica na Praça São João.

E para encerrar o evento, a professora Madeline Maia, do curso de Pedagogia da UVA, proferiu a palestra “Alfabetização Matemática”.

Profa. Madeline Maia.

Também, aconteceu a premiação dos estudantes que produziram o vídeo “A Trigonometria do Pênalti”, um dos vencedores do I Festival Nacional de Vídeos Digitais e Educação Matemática, promovido pelo GPIMEM/UNESP.

Murilo Santana (esq.), Prof. Márcio Nascimento, JC, Thais Dias, Lidianara Mendes, Bruna Rodrigues, Marciano Vasconcelos, Aristide Vasconcelos.

Em seguida, houve a entrega do I Prêmio Miguel Silva, destinado aos trabalhos de maior pontuação por parte dos avaliadores. Os vencedores foram: “A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PORTUGOL NO ÂMBITO DO ENSINO DA MATEMÁTICA” (JOSÉ DIEGO LOPES ROCHA, GABRIELLY DE SOUSA OLIVEIRA, DANIEL BRANDÃO MENEZES) na categoria Comunicação Oral e “UM ESTUDO DE CASO DE UMA FUNÇÃO INTEGRÁVEL E A RELAÇÃO COM A SEQUÊNCIA FEDATHI” (KAROLINE DE SOUSA BEZERRA, HERMÍNIO BORGES NETO, DANIEL BRANDÃO MENEZES) na categoria Pôster.

Prof. Daniel Brandão, Diego Rocha, Profa. Maria José Araújo e Gabrielly Sousa.

Ainda, houve sorteio de vários livros e acessórios entre os inscritos no evento.

Em breve será divulgado pela organização do evento, formulário de avaliação para que as próximas edição possam ser cada vez melhores.

 

Top
Insert math as
Block
Inline
Additional settings
Formula color
Text color
#333333
Type math using LaTeX
Preview
\({}\)
Nothing to preview
Insert