Histórico

O curso de Licenciatura em Matemática da UVA surgiu a partir do curso de Licenciatura Curta em Ciências fundado em 1973, aprovado pelo Parecer n° 3534/77 do Conselho Federal de Educação. A carga horária era de 1800 horas divididas em seis semestres. No início, o corpo  docente do curso era composto apenas pelos professores Wellington Ximenes de Menezes, José Mário Pimentel Gomes – ambos formados em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – e pelo professor de Física Arry Rocha de Oliveira (in memorian).

O objetivo inicial do curso era atender à carência de professores das disciplinas Matemática e Ciências do antigo 1° Grau ( hoje Ensino Fundamental). Com o aumento do número de escolas de 2° Grau (atual Ensino Médio), o curso teve a primeira mudança significativa,  passando à Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática, conforme parecer do Conselho Estadual de Educação n° 337/87, de 4 de março de 1987, aprovado pela Portaria n° 497, de 21 de setembro do mesmo ano.

Em 1994,  a UVA é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará por meio do Parecer nº 318/94 de 08/03/1994, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e sancionado pela Portaria Ministerial nº 821 de 31/05/1994 do Ministério da Educação e do Desporto, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/1994. Também em 1994, na gestão do reitor José Teodoro Soares, aconteceram os primeiros concursos públicos da UVA. No primeiro deles, foram quatro vagas para professor assistente, conforme o Edital 01/94 publicado no dia 4 de março de 1994 no Diário Oficial do Estado do Ceará. No segundo, o Edital 02/94 publicado no DOE em 23 de setembro do mesmo ano, foram ofertadas mais cinco vagas para o curso, desta vez para professor auxiliar.

Em 21 de novembro de 1994 foi publicada a portaria 111/94 no Diário Oficial do Estado, trazendo a classificação referente ao segundo concurso: 1º Francisco Antônio de Alencar Menezes, 2º Luiz Diniz de Araújo, 3º Delano Klinger Alves de Souza, 4º José Edmilson Lima Saraiva, 5º Daniel Caetano de Figueiredo, 6º José Veras Gomes (Zeka), 7º Adenilson Arcanjo de Moura, 8º José Hamilton Máximo de Moura (hoje no curso de Administração da UVA), 9º José Stálio Rodrigues dos Santos.

Foram nomeados ainda no ano de 1994: Delano Klinger Alves de Souza, Francisco Antonio de Alencar Menezes, José Emilson Lima Saraiva, José Hamilton Màximo de Almeida (22 de dezembro) e Daniel Caetano Figueiredo. Em 1995 foram nomeados os professores Adenilson Arcanjo de Moura, José Stálio Rodrigues dos Santos, Luiz Diniz de Araújo (16 de janeiro) e José Veras Gomes.

No final da década de 1990, houve outra reforma, desta vez elaborada pelos professores Delano Klinger Alves de Sousa, Francisco Antônio de Alencar Menezes, pelo próprio Francisco Rodrigues da Silva e iniciada pelos esforços do professor Luiz Diniz de Araújo, que coletou  assinaturas para um abaixo-assinado solicitando mudanças na matriz curricular do curso. Até então o Curso de Ciências com Habilitação em Matemática tinha um conjunto de disciplinas da área de Ciências e somente nos últimos três semestres havia algumas disciplinas de  Matemática, mas relacionadas ao Ensino Superior. Com este formato o estudante tinha a opção de concluir o curso apenas com a formação de licenciado em Ciências, sem cursar as referidas disciplinas. Caso decidisse prosseguir, poderia terminar o curso de formação em Ciências com Habilitação em Matemática.

Em agosto de 1998 ingressa no curso o professor Marcus Fábio Lima Ferreira (Bonnet) e em setembro do mesmo ano o professor Tarcísio Praciano Pereira (atualmente aposentado). O último coordenador de curso desta etapa foi o agrônomo Antônio Hilton Martins, substituído em 1998 pelo professor Francisco Rodrigues da Silva, bacharel em Matemática pela UFC e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em 2000 entra em vigor a primeira matriz curricular voltada para a formação específica de professores de Matemática. No entanto, persiste a nomenclatura Ciências Matemática. À época, a coordenação do curso – que até então funcionava no campus Betânia – era responsabilidade do professor Daniel Caetano Figueiredo (in memorian).

Bloco de Física/Matemática antes da reforma. Foto retirada do blog do professor Daniel Caetano (http://sobralemfotos.blogspot.com/).
Bloco de Física/Matemática antes da reforma.

Em 2001 o curso inicia as atividades no campus CIDAO dispondo de apenas duas salas e o funcionamento do curso de maneira plena neste campus se dá em 2003. Neste mesmo ano, uma nova matriz curricular é aprovada, desta vez com a inclusão de um primeiro período comum à todos os cursos da UVA: o Núcleo de Disciplinas Complementares (NDC).

Bloco da Física/Matemática durante as reformas. Foto retirada do blog do professor Daniel Caetano (http://sobralemfotos.blogspot.com/).
Bloco da Física/Matemática durante as reformas.

Em 2004 o professor Delano Klinger Alves de Sousa assume a coordenação do curso e no ano seguinte acontece um concurso para professor efetivo. Na oportunidade, tomaram posse os professores Nilton José Neves Cordeiro e Márcio Nascimento da Silva em junho e julho de 2005, respectivamente.

Liderado pelo professor Tarcisio Praciano Pereira, ainda no ano de 2005, acontece o processo de implementação do primeiro Projeto Pedagógico do Curso oficialmente reconhecido na Universidade através da Resolução 97/2005. Se comparado com as matrizes anteriores, as mudanças foram profundas, mas o curso ainda continuava com a nomenclatura de Ciências Matemática.

Em 2007, ocorre mais um concurso, no qual fora aprovada e empossada a professora Maria José Araújo Souza e também aprovado o professor Miguel Jocélio Alves da Silva (in memorian), que toma posse no ano seguinte. Em 2011, depois de novo concurso, toma posse como efetivo o professor Francisco José Bitú Feitosa (in memorian), que atuava como professor substituto desde 2009.

Apenas em 2012, na gestão do Reitor Antônio Colaço Martins, o curso passa a ser denominado oficialmente como Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, através da Resolução 036/2012. Além disso, passa a vigorar o novo projeto pedagógico do curso, regido pelas novas orientações e diretrizes do Conselho Nacional de Educação.

Aposentadorias, falecimentos e transferências de docentes diminuíram bruscamente o quantitativo docente da UVA como um todo, o que acarretou greves no período de 2012 a 2014. Como conquistas do movimento, destaca-se a realização de concurso para professores efetivos, através do qual o curso de Licenciatura em Matemática recebeu oito novos professores no certame realizado em 2015, a saber: Alessandra Senes Marins, Carina Brunehilde Pinto da Silva, Daniel Brandão Menezes, Edvalter Sena da Silva Filho e José Nilton de Abreu Costa, estes empossados no ano de 2016.

Os outros três professores foram empossados nos anos seguintes: a professora Elaine Sampaio de Sousa Carlos em 2017, a professora Francisca Cláudia Fernandes Fontenele em 2018 e o professor Ronaldo Portela Coutinho em 2019. Estes três últimos todos egressos do próprio curso.

Insert math as
Block
Inline
Additional settings
Formula color
Text color
#333333
Type math using LaTeX
Preview
\({}\)
Nothing to preview
Insert