Francisco Sampaio vence a III Copa Gauss

O estudante Francisco Sampaio venceu a terceira edição da Copa Gauss, que aconteceu na última sexta-feira, dia 4 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática.

Compareceram 12 estudantes e estes foram divididos – através de sorteio – em quatro chaves de três competidores. Em cada rodada, avançaram dois à fase de quartas de final, que contou com 8 competidores. Novamente os estudantes foram  divididos em chaves, desta vez com quatro competidores cada uma.

Nesta fase, avançaram dois estudantes de cada chave às semi-finais, totalizando quatro competidores: Francisco Sampaio, Eduardo Soares, Tiago Camelo e Kátia Barbosa, sendo que Francisco Sampaio e Tiago Camelo fizeram a final.

A Copa Gauss, além de movimentar o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), também tem por objetivo incentivar os estudantes do curso a usar o método de Gauss para escalonamento de sistemas, visto que a Álgebra Matricial se aplica em várias outras áreas da Matemática.

A edição deste ano foi coordenada e organizada pelo professor Márcio Nascimento e pela estudante Bruna Rodrigues. Além disso, contou com o apoio do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA – IADE.